O Papel das Mulheres ao longo do tempo

O papel das mulheres na sociedade foi variando, sendo necessário analisá-lo para entender qual foi a sua evolução ao longo dos tempos históricos que são os seguintes:

Pré-História

A criação da escrita levou ao fim da Pré-História, que teve início no começo dos tempos históricos registrados e terminou, aproximadamente, a 3 500 a.C.

O papel das mulheres na pré-história é um tema que tem sido objeto de debate e discussão entre os arqueólogos e historiadores há décadas. Embora não haja registros escritos desse período, os estudos arqueológicos e antropológicos permitem-nos fazer algumas inferências sobre o papel que as mulheres desempenharam na sociedade pré-histórica.

As evidências arqueológicas sugerem que, neste período, as mulheres eram responsáveis principalmente pelas tarefas relacionadas à subsistência e à reprodução, como a coleta de frutas e vegetais, a caça de pequenos animais, a preparação dos alimentos, a criação dos filhos e a manutenção do abrigo. Essas atividades eram essenciais para a sobrevivência da comunidade, e as mulheres desempenhavam um papel fundamental nesse sentido.

No entanto, isso não significa que as mulheres fossem subordinadas aos homens na sociedade pré-histórica. Na verdade, alguns estudos sugerem que as mulheres tinham um papel mais igualitário na tomada de decisões dentro da comunidade. Alguns exemplos de evidências arqueológicas que suportam essa hipótese incluem a descoberta de túmulos com objetos pessoais igualmente valiosos de homens e mulheres, e a presença de figuras femininas em algumas das mais antigas obras de arte conhecidas.

As mulheres pré-históricas eram retratadas como mães e coletoras, enquanto os homens ocupavam a posição de líderes e caçadores.

Idade Antiga


A Idade Antiga é um período da história que abrange aproximadamente 3000 a.C. até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.

A vida das mulheres neste período era geralmente caracterizada por desigualdades de género e limitações na educação e oportunidades. No entanto, o papel destas variava bastante de acordo com a cultura e a sociedade em que viviam.

  • Na Grécia Antiga,  eram vistas como inferiores e eram relegadas a um papel secundário na sociedade, sendo que eram educadas em casa e não tinham acesso à educação formal ou à participação na política. 
  • Em Roma, as mulheres eram geralmente vistas como esposas e mães e eram responsáveis por cuidar da casa e dos filhos.  Não podiam votar ou ocupar cargos políticos.
  • Por fim, era no Egito Antigo, onde as mulheres tinham mais direitos, já que podiam possuir propriedades, participar em negócios e até mesmo tornar-se faraós.
  • Em algumas sociedades, como as civilizações da Mesopotâmia, as mulheres tinham papel importante na religião e eram sacerdotisas em alguns cultos.

Na Idade antiga, as mulheres eram limitadas por normas sociais e culturais que as mantinham em um papel secundário em relação aos homens. No entanto, em algumas culturas, elas conseguiram desempenhar papéis importantes e influentes em áreas como a religião e a economia.

Idade Média

A idade média que ficou marcada pelo feudalismo, pela influência da Igreja, e pelas Cruzadas e Inquisição, estendeu-se entre os séculos V e XV.

Neste período, as mulheres tinham papéis fixos, independentemente da sua classe social: ter filhos e ser uma boa mãe, uma boa filha e uma boa esposa, seguindo sempre as práticas cristãs. Estas eram, por isso, responsáveis pela reprodução social, por educar os seus filhos, cuidar da casa e da família, garantindo sempre que esta possa ser integrada na sociedade.

Segundo o sistema feudal, as terras pertenciam ao senhor que eram trabalhadas pelos servos, cujas vidas eram controladas, nomeadamente, as suas esposa e filhas. Este decidia, por isso, com quem é que as mulheres deveriam de casar e, uma vez casada, era o marido que controlava os seus interesses, sendo responsável pelo seu comportamento.

A grande maioria das mulheres viviam e morriam completamente desconhecidas trabalhando no campo, na fazenda e em casa.

Idade Moderna

A Idade Moderna é um período da história ocidental que se estendeu do século XV ao final do século XVIII, caracterizado por mudanças significativas na política, economia, religião, arte e cultura. Destacam-se o surgimento dos estados nação, expansão do comércio e capitalismo, Reforma Protestante e Contrarreforma Católica, ciência e tecnologia, Renascimento e Barroco.

Na Idade Moderna, as mulheres ainda eram subordinadas aos homens e seu papel na sociedade era frequentemente limitado a atividades domésticas e reprodutivas. Embora algumas mulheres notáveis tenham surgido durante esse período, as mulheres eram frequentemente excluídas da educação formal, política e profissões.

A Reforma Protestante e a Revolução Industrial criaram algumas oportunidades e desafios para as mulheres. Na Idade Moderna estas tinham poucos direitos legais e políticos e poucas oportunidades de educação e participação política. No entanto, a Reforma Protestante abriu algumas oportunidades na igreja, e houve avanços nos direitos das mulheres durante a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Nos Estados Unidos, as mulheres ganharam o direito de voto.

Neste período, as mulheres eram frequentemente vistas como inferiores aos homens e seu papel na sociedade era limitado. A Igreja Católica impunha restrições rígidas na vida pessoal e sexual. No entanto, a Reforma Protestante encorajou a leitura da Bíblia por todos os fiéis, incluindo mulheres, e algumas mulheres notáveis surgiram durante esse período, desafiando as expectativas sociais e mostrando que as mulheres eram capazes de realizar grandes conquistas.

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea, compreendida entre a Revolução Francesa e os dias atuais, é marcada por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

Ao longo dos séculos, a mulher e a sua representação social acompanharam as mudanças sociais características da época e, por isso, esta vem acrescentando novas funções ao seu estilo de vida, assumindo, por exemplo, posições no mercado de trabalho, antes só ocupadas por homens.

Hoje, estas têm uma vida como a de qualquer homem, estudando e trabalhando, o que não acontecia antigamente. Assim, são vistas de forma igual aos mesmos, por mais que haja exceções.

Nos dias de hoje, estas têm inúmeros direitos que foram conseguindo ao longo do tempo como, por exemplo, o direito à liberdade e à segurança social, o direito a estar livre de todas as formas de discriminação, o direito à liberdade de pensamento, à informação e à educação, o direito a decidir ter ou não filhos e quando tê-los, o direito à liberdade política e, acima de tudo, o direito à vida.

A evolução do papel das mulheres ao longo do tempo tem sido um processo gradual e contínuo, variando em diferentes culturas e períodos históricos. Em muitas sociedades, as mulheres foram historicamente relegadas a papéis de subordinação em relação aos homens, com limitações em termos de acesso à educação, oportunidades de trabalho e direitos políticos. Hoje em dia, as mulheres estão mais presentes em todos os aspectos da vida, incluindo negócios, política, ciência e tecnologia. No entanto, a igualdade de gênero ainda é um desafio global e muitas mulheres continuam a enfrentar desigualdade e discriminação nas suas vidas pessoais e profissionais. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora